Raku na Alice Yamamura






Dia de Raku, dia de usar roupas diferentes ( dá uma olhadinha no look do pessoal)...
Como vai se brincar com fogo, cuidado para não se queimar....
A primeira vez que participei deste ritual estava ansiosa, pois primeiramente é preciso elaborar peças com argila enriquecida com talco ( como há um choque térmico, é bem fácil de perder a peça por rachadura e, com esta argila, diminuem as probabilidades).
E o processo é demorado, pois, até ter um bom número de peças por pessoa...

Eis que chega o grande dia do Raku...
Todos precisavam ajudar: preparar o forno, comprar butijão de gás,  comprar serragem, trazer comes e bebes, uns ficarem responsáveis pelas pinças ( retirada da peça do forno) e outros por jogar a serragem em cima das peças, tampar e vedar o tambor.
Pois eu fiquei encarregada por fechar o tambor... mal eu sabia o quanto aquela fumaça faz mal. Depois de algumas fornadas, minha cabeça parecia que ia estourar... Nas outras vezes usei uma máscara.
Mas por outro lado, fiquei bastante contente com o resultado desta técnica...
O fogo e a redução são responsáveis pelas boas surpresas...




Ateliê da Alice Yamamura em 2.001

Comentários

Postagens Populares

Fazendo Arte By Edmundo Campos

Energia Solar OFF GRID - Cuidado com o que a GROWATT promete...