Postagens

Mostrando postagens de março, 2010

O Crescimento do Ceramista

Texto de Robin Hopper O desenvolvimento de uma expressão pessoal em qualquer tipo do fazer cerâmica é, geralmente, resultado de longa imersão na mecânica do ofício, ao lado de uma estrita visão seletiva dos estímulos que o mobilizam. Disciplina rigorosa fornece as habilidades necessárias para permitir a liberdade de expressão para que não fique aprisionado no "como" e possa preocupar-se com o "para que". É como o músico que pratica infinitas escalas e arpejos sem o que não pode fazer música. Se queremos "fazer música" em nossos trabalhos em cerâmica, a compreensão da forma, detalhes e variações são nosso equivalente ao treino musical com escalas e arpejos. Sem isto nossas composições são amorfas e frouxas. A própria disciplina pode ser uma forma de estímulo através do controle gradual que é adquirido através da experiência. Encoraja a segurança natural como os progressos de uma criança  da imobilidade à aquisição da capacidade de locomover-se, at

O Ritmo do Ceramista

Texto de Robin Hopper Todos os organismos têm ritmo, quer seja o ciclo do nascimento até a morte, ou quaisquer movimentos ou batidas de coração, etc. Uma vez que a estrutura bem embasada do ceramista está estabelecida, este passa por uma série de ciclos de crescimento e florescimento os quais são também por sua vez, controlados por outros ritmos. São ciclos da natureza, a própria vida, ritmos biológicos pessoais, do trabalho - desde o preparo do próprio barro, a modelagem no torno ou por outros métodos, queimas, esmaltação, decoração, queima do esmalte e até, eventualmente a venda. Cada um tem seu próprio ritmo. Ser ceramista é, em parte, equilibrar o que é puramente prático com o que é puramente estético. De um lado nossas preocupações são: forma, função, técnica e sobrevivência econômica, que são constantes. Por outro lado: superfície, cor, visão e intenção, são variáveis. Muitos destes aspectos fluem do ritmo das várias fases do trabalho cada uma das quais desempenha papel imp