Energia Solar OFF GRID - Cuidado com o que a GROWATT promete...

 Hoje em dia muito se fala em ter uma residência ecológica a fim de contribuir com o meio ambiente. E a energia solar é um dos fatores que contribuem com a diminuição de poluição para o meio ambiente. 

Sempre plantamos muitas árvores, selecionamos lixo reciclável entre outras atitudes que ajudam a natureza ao nosso redor.

Como viemos morar num condomínio onde não havia interesse em instalar energia elétrica para os novos moradores e, como tínhamos de vir morar no novo lugar; fizemos alguns contatos e optamos por instalar energia solar OFF GRID. Assim não nos confrontaríamos com ninguém.

Contatamos uma empresa em São Bento do Sul que fazia instalação e esta se comprometeu a nos dar suporte no que fosse preciso. Compramos a bateria Dyness e um inversor da Growatt na Aldo Solar com sede em Maringá. 

No começo tudo é colorido, primeiro ano bom atendimento pela Sul Brasil Elétrica de São Bento do Sul - empresa integradora. No segundo ano, quando percebemos que teríamos que instalar um gerador para carregar a bateria por conta dos dias seguidos de chuva, começou o pesadelo...

Adquirimos um Gerador de 6,6 KVA e o sistema não aceitou... Foi um ano tentando com as 2 empresas para que resolvessem a situação. E quando falei com o pessoal da Aldo Solar, eles me garantiram que não nos deixariam na mão e que, se desse algum problema ou os aparelhos tivessem algum defeito - a Growatt do Brasil era a única empresa que primeiramente enviaria outro aparelho para não deixar o cliente sem luz. E nós acreditamos...

Resumindo, tivemos que contratar outro eletricista que verificou algumas ligações elétricas fora da conformidade; compramos outro gerador - e mesmo assim não funcionou... ele contatou a garantia pós venda da Growatt, enviou todas as fotos e medições solicitadas e falaram que trocariam o inversor, já que apresentava alguns defeitos. Porém no dia seguinte, pediram mais umas medições de voltagem e alegaram que quem instalou o sistema danificou o inversor e nós teríamos que enviar o inversor para conserto - sendo que o mesmo ainda está na garantia - ficar todos os dias sem energia e ainda pagar o frete e o conserto...👎

Posteriormente um Engenheiro veio avaliar a situação e ele nos disse que aquele inversor não aceita um gerador com partida elétrica ou manual, somente partida automática; e que este gerador custa caro porque é da linha industrial. E faloy ainda, que as placas estão num local onde se perde 40% da energia solar ( no inverno).

Um sistema desses é oneroso e infelizmente encontramos situações como esta, a falta de comprometimento no pós venda e na assistência por parte da empresa integradora.

Por isso fiquem atentos na hora de escolher sua empresa na instalação de sistema solar👍






Comentários

Postagens Populares

Fazendo Arte By Edmundo Campos

Raku na Alice Yamamura